Auditoria Previdenciária

Auditoria PrevidenciariaA auditoria previdenciária funciona como uma pré-fiscalização que permite a empresa estar preparada para uma eventual fiscalização ou reclamação trabalhista.

O processo contempla o exame da estrutura, controles e procedimentos do setor pessoal. Nessa análise se observa se estão sendo cumpridas todas as obrigações trabalhistas exigidas pelo Ministério de Trabalho e Previdência Social, assim como os recolhimentos das guias GPS e FGTS.

Realizar a auditoria previdenciária proporciona melhoria da gestão e das atividades de competência do RH como a readequação das rotinas, atividades e processos que se apresentem ineficientes.

Durante a auditoria previdenciária ocorre:

– Revisão dos procedimentos e documentos legais que são exigidos pelo Ministério do Trabalho e INSS para verificar se está tudo de acordo;

– Avaliação de todos os procedimentos de controles internos que estão vinculados com as rotinas do departamento de pessoal;

– Emissão de alertas sobre riscos de multas e autuações do Ministério do Trabalho e outros órgãos competentes.

– Análise do enquadramento previdenciário e checagem dos impostos e encargos incidentes sobre a remuneração (INSS, FGTS, IRRF, RAT, FAP, terceiros);

– Apuração de débitos e créditos tributários previdenciários;

– Revisão dos contratos empregatícios e avaliação se estão de acordo com o que está previsto nas leis que regulamentam.

Fará toda a diferença para a sua empresa contratar uma boa empresa de auditoria previdenciária em Curitiba podendo evitar preocupações e gastos futuros.